Informação Útil

Cartas Modelo

Nesta secção apresento um conjunto de cartas modelo que poderão ser úteis, naquelas situações em que o cidadão/consumidor tem necessidade de reclamar perante uma empresa ou entidade pública. Em primeiro lugar as cartas devem ser dirigidas aos departamentos que tratam dos assuntos com os clientes. Contudo, caso estes não os consigam resolver em tempo útil e esgotadas as possibilidades de o fazer, o cidadão/consumidor pode e deve contactar directamente os Conselhos de Administração (tenho experiência de rápidas resoluções de problemas por esta via).

Obviamente o que segue são apenas exemplos, podendo ser melhorados e adaptados às circunstâncias particulares de cada caso. De qualquer forma, estes modelos derivam de cartas efectivamente enviadas e que atingiram os objectivos pretendidos. A cinzento ou a vermelho estará o texto que terá de ser preenchido pelo autor de cada carta.

  CONFLITOS CONSUMIDOR

Rescisão/Anulação de produto/serviço comprado. A legislação confere ao consumidor um prazo de reflexão de 10 dias para que o consumidor possa devolver um produto serviço que comprou. Para efectuar a anulação da compra o consumidor terá enviar uma carta registada com aviso de recepção.

Reclamação a uma Seguradora por demora em proceder ao pagamento de indemnização de acidente de viação.

Reclamação por demora na resolução de avaria.

Reclamação por entrega tardia de produto comprado via site na internet.

  ASSUNTOS CONDOMÍNIO.

Delegação de poderes noutra pessoa para o representar em Assembleia de Condóminos.

Declaração para Efeitos de IRS – Conta Poupança Condomínio

Convocação de Assembleia de Condóminos. Carta registada, ou aviso convocatório com recibo de recepção assinado pelo condómino.

Comunicação a condóminos ausentes da Assembleia. Carta registada com aviso de recepção.

  OUTRAS CARTAS MODELO

Anulação de Cartão de Crédito.

Ùtil será também a carta modelo de resposta a anúncio de emprego publicado em jornal.

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